Mtier Logo

O QUE É MINDSET?

Todos temos uma configuração mental ou mentalidade diante dos diversos aspectos que fazem parte da nossa vida. Temos, saibamos quais são ou não, conceitos, preconceitos, crenças, padrões de pensamento, gatilhos mentais e âncoras emocionais diante das inúmeras situações que experimentamos no dia a dia.

Esse conteúdo mental é, digamos, a mola propulsora que desencadeia todos os nossos hábitos que, por sua vez, estabelecem os nossos padrões de comportamento.

Podemos dizer, então, que a nossa vida é o espelho que reflete exatamente o conteúdo do nosso mindset.

Nas últimas décadas, especialmente a partir da década de 90 que foi considerada a década do cérebro, as descobertas científicas avançaram, mas ainda é forte a forma cartesiana com a qual encaramos, cientificamente, a existência humana.

Qual o resultado disso? A prática de uma vida cotidiana sem ciência, que transcorre num labirinto de ações e reações automáticas, condicionadas por paradigmas e modelos arquetípicos, que acabam ditando o modo como conduzimos a nossa vida.

Cientistas como Amit Goswami, Norberto Keppe, Stanislav Grof, Waldemar De Gregori, Francisco J. Rubia, Carol Dweck, Stephen W. Hawking, entre outros, afirmam que cada um cria a própria  realidade a partir da sua maneira peculiar de interpretar a si mesmo e o mundo que o rodeia de acordo com as informações que tem contato por meio das suas variadas experiências de vida. Cada um é, portanto, um mundo à parte.

Então, se quisermos mesmo sair de uma vida presa ao movimento cíclico e restrito de ações e reações automatizadas por um programa mental repleto de informações que não fomos nós que instalamos e, tão pouco, representam a realidade em si, precisamos tomar a atitude de estudar esse conteúdo confrontando cada uma dessas “verdades” ou crenças e trocando, com a nossa ciência e consentimento, por outras que permitam a expansão da nossa consciência e, consequentemente, da nossa vida.

Mindset à prova de futuro

Para mim, um mindset configurado para ser à prova de futuro:

  • está realmente aberto às incontáveis possibilidades de interpretar uma dada realidade usando um modelo mental que opera por meio da análise sistêmica em vez da velha linearidade
  • tem um olhar multidisciplinar que integra em vez de excluir
  • age intencional e estrategicamente de acordo com as escolhas e objetivos previamente estabelecidos por si mesmo em vez de apenas reagir condicionada e inconscientementeaos estímulos externos
  • sai da caixa”  porque vai em busca de conhecimentos que permitem romper com paradigmas e modelos mentais arquetípicos limitantes .

Por
Márcia Tiergarten

Alguns de nossos artigos

VOCÊ ESTÁ CANSADO DE TANTA TEORIA?

QUEM É VOCÊ?

7 LIÇÕES PARA CRIAR E MANTER UM MINDSET PODEROSO

Ver mais

Quer mais conteúdo? Se inscreva para receber em seu e-mail

"Nossa vida é o subproduto de um contexto histórico-cultural. E o contexto atual é permeado pela lógica do lucro que maquia a realidade para que não possamos vê-la, facilmente."

SIGA-ME NAS REDES SOCIAIS, PARA MAIS CONTEÚDOS DE QUALIDADE!

/marciatiergarten @mtiergarten /marciatiergarten